segunda-feira, 16 de maio de 2011

TNP - Tratado de Não-Proliferação das Armas Nucleares

Boa noite,senhores delegados.
Estou aqui primeiramente para parabenizar as turmas que nos receberam hoje. Espero que os senhores tenham compreendido a maior parte do que falamos. O resto, só será adquirido através da leitura do nosso GUIA DE REGRAS preparado especialmente para vocês *Palmas diplomáticas*. Saibam que além de mesa diretora,soberana e quase DEUS, somos um auxílio aos senhores. Qualquer dúvida que possa ser sanada antes da simulação,POR FAVOR,não deixem de entrar em contato conosco.

Mas sim, estou aqui principalmente devido aos senhores do comitê 1. Irei falar hoje sobre o Tratado de Não-Proliferação das Armas Nucleares( conhecido carinhosamente como TNP).

Senhores delegados,peço que pensem por um segundo: Como ficou o mundo depois dos bombardeios ocorridos em Hiroshima e Nagasaki. Como os senhores se sentiriam após essa amostra do poder estadunidense? Espero que a resposta mínima tenha sido com medo.



Como a Carta das Nações Unidas foi assinada seis semanas antes desse evento,não havia nenhum método de limitação desse tipo de arma. Assim, a criação do TNP dava seus primeiros passos.
Vale ressaltar que a demonstração de poder dos EUA abalou a distribuição de poder vigente.E claro,para conseguir esse poder, muitos países começaram a buscar a tecnologia nuclear para fins bélicos. Os CINCO países nucleares reconhecidos pelo TNP são os que realizaram seus testes nucleares antes da assinatura do Tratado,em 1970. Os CINCO países nucleares são : EUA, URSS ( representada hoje pela Federação Russa), China,Reino Unido e França.



O TNP é representado por três pilares,ou seja, componentes que suportam e representam o tratado. São eles a Não-Proliferação , o Desarmamento e a questão das salvaguardas (vistorias realizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica).
A Não-Proliferação é mais defendida pelos CINCO países nucleares reconhecidos pelo tratado. O Desarmamento é mais defendido pelos países não-nucleares. As vistorias ( salvaguardas) são realizadas para garantir que um país não-nuclear faz uso da energia nuclear apenas para fins pacíficos,tais como a geração de enertgia nuclear.


E temos seis países mais relevantes na questão nuclear. São eles a Coreia do Norte,Israel, Irã, Síria, Índia e Paquistão.

1º - Coreia do Norte
O único país a se retirar do tratado ( fato ocorrido em 2003).Atual detentor de ogivas nucleares.

2º - Israel e Síria
Iraque e Líbia já possuíram armas nucleares, mas abandonaram seus projetos nucleares em 1991 e 2003,segundo a AIEA. Israel não assinou o TNP, enquanto a Líbia é signatária.

3º - Irã
Esse país está sob suspeita de realizar o enriquecimento de urânio para fins não-pacíficos ( ou seja,para desenvolver armas nucleares).O Irã é signatário do TNP.

4º - Índia e Paquistão
Detentores de armas nucleares, ainda há a questão da Caxemira. Ambos não assinaram o TNP.



Existe também o chamado Protocolo Adicional,sobre o qual falarei no próximo tópico.
Até ^^


P.S.: Senhores delegados,pesquisem mais sobre o que é escrito no blog. Nós indicamos o caminho mas os senhores escolhem se querem seguí-lo ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário