sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comitê 2

Olá queridíssimos delegados,
Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo debate de hoje; tivemos discussões pertinentes e elaboramos vários documentos de trabalho. O nível de conteúdo das discussões foram sempre altos e os senhores possuiam informações e argumentos muito bem embasados.
Mas, nem tudo são flores. As propostas que recebemos hoje estavam boas, mas precisam ser melhoradas. Para que se firme um acordo entre países, é preciso ter cláusulas bem específicas e direcionadas. Por exemplo, os senhores não podem apenas dizer que investirão em energias renováveis; devem dizer o quanto investirão (numericamente falando) e qual recurso renovável em especial será utilizado.
Amanhã a discussão caminhará para um importante final: o projeto de resolução.
Não é obrigatório que os comitês consigam formular um, mas ele deve ser o objetivo dos delegados, é para chegar a ele que os senhores se esforçaram tanto.
Os senhores podem propor:
-criação de órgãos internacionais
-estabelecimento de metas comuns aos países do quorum (todos ou apenas um grupo) para redução ou aumento da utilização de algum tipo de energia (é importante também estabelecer prazos para esse tipo de medida, geralmente em anos)
-estabelecer parcerias entre os países em prol de um bem comum
-Criação de fundos internacionais para desenvolvimento de atividades científicas, como pesquisas, etc.
-convocação de futuras assembléias para discutir novamente determinados assuntos.
Está nas mãos dos senhores; existem inúmeras maneiras, além das por mim expostas, de resolver os problemas do nosso comitê, basta, apenas, que os senhores se esforcem.
Pensem no que os seus países tem a oferecer e exponham amanhã durante as discussões.
Vamos lá, amanhã é o grande dia. O mundo conta com os senhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário