sexta-feira, 20 de maio de 2011

Comitê 4

Senhores, gostaria de parabenizá-los pelo excelente debate proporcionado pelo comitê, tivemos a apresentação de documentos muito bons, embora ainda existam alguns que deverão sofrer algumas modificações.Gostaria também que os senhores se focassem nos pontos da Agenda de Discussões e debatam sobre as fontes de energia, a VIABILIDADE de cada uma, seus pró e contras. Além disso elaborei um breve resumo sobre o posicionamento de cada delegação:



1) Arábia Saudita: Esta nação se mostra relutante à utilização de fontes alternativas de energia, já que se encontra na posição de maior produtor de combustíveis fósseis a nível mundial. Com a dependência econônica dos combustíveis fósseis, a Arábia Saudita encontra-se numa posição difícil e por isso busca soluções para esse impasse econômico em fontes renováveis como a eólica e a solar.



2) África do Sul: Atualmente o país se encontra na décima quarta posição no ranking dos maiores poluidores, já que passa por um processo de industrialização muito rápida. Sua principal fonte energética é o carvão mineral e possui pesquisas nas áreas de energia nuclear e de biomassa a partir do óleo de palma.



3) Brasil: Encontra-se na posição de maior pesquisador na área de biomassa ( cana-de açúcar), além de ter pesquisas na área nuclear e de hidroeletricidade, embora possua todo este prestígio na área ambiental, não se livra de duras críticas, já que emite grande quantidade de dióxido de carbono na atmosfera.



4) Índia: Como país entre os maiores poluidores do mundo a Índia se preocupa com pesquisa para energia renovável. Suas apostas estão na energia solar, na energia eólica ena energia proveniente da biomassa. Além disso ocorre a preocupação social, uma vez que possui uma população muito grande com problemas sociais gritantes.


5) China: O país vive um grande paradoxo: de um lado é o país que mais polui e de outro é o país que masi investe na energia alternativa, sendo as áreas mais visadas pelo governo chinês são a eólica e a solar, sendo a maior produtora deste segundo tipo de energia.


6)Estados Unidos: Tem enorme dependência do petróleo e de seus derivados, diminuir as emissões de carbono seria uma tarefa muito difícil. Para esse feito o país aposta nas energias nuclear, solar e eólica. E por possuir um dos maiores PIB's do mundo está ativo na pesquisa na área ambiental.


7)Alemanha: O país por muito tempo esteve no topo do ranking de desenvolvimento de energias renováveis, fica disposta a fornecer meios que ajudem nas pesquisas para energias alternativas, dando destaque para a energia solar, nuclear e eólica.


8)Rússia: O país por deter grande território, realiza pesquisas na área de biomassa, eólica, solar, dentre outras. o principal problema encontra-se na escassez de recursos para a pesquisa para tantas fontes alternativas de energia.


9)Reino Unido: O país baseia-se na produção energética a partir do carvão e por isso é um dos grandes poluidores da atualidade. O país prioriza pesquisas sobre energia eólica, energia solar e a maremotriz.


10)Austrália: É um país que pretende até 2020 reduzir suas emissões de carbono, chegando à marca de 20% proveniente de energias renováveis. Austrália é o país que possui boas condiçõés para energia solar e eólica e por isso são as mais financiadas por seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário