sábado, 21 de maio de 2011

Comitê 3: Relatório

Sr. depois de passar algumas horas dentro do contexto formal é difícil recuperar meus vícios de linguagem do cotidiano tentarei ser mais informal.

Bom, o desempenho dos senhores no primeiro dia me deixou preocupada pois o nosso comitê estava sem foco, com muitas informações sem resposta, muitos países importantes para o andamento do debate permaneceram calados, mas ao final do dia o quadro de nervosismo inicial foi sendo superado e consegui ver em muitos a vontade de debater exaustivamente o assunto, porém com o curto tempo de sessão isso não foi possível. Outro ponto ao qual os sr.s demoram a se desapegar um pouco foi a questão da duvida, como alunos tiramos nossas duvidas com nossos mestres e foi visivelmente difícil aos delegados procurarem-nos para sanar as suas duvidas.

Durante as sessões conseguimos ver que os Srs foram munidos de muitas informações e que apenas não sabiam como colocá-las em pauta, sentimos também o desconforto dos sr. com a linguagem usada dentro de um comitê. Mas alguns conseguiram ja ao final usá-la de forma excepcional(Adorei o momento que algum delegado puxou as palmas diplomáticas).Gostei de ver que dentro do comitê eram muitos os interessados em discutir e poucos desinteressados com a situação, o que normalmente é ao contrario muitos desinteressados e poucos interessados, mesmo se tratando de nota. Parabenizo de antemão os chefes de delegação que na maioria das delegações não monopolizaram o tempo de discurso o que normalmente acontece.

No segundo dia, as delegações estavam mais intimas com o tema e o comitê, ao parecer seguiram o conselho do Dire. Fabio e pensaram sobre as melhores diretrizes para as discussões. Munidos de novas informações e mais confiança buscaram ótimas soluções para o nosso tema central de discussão como a hidrocinética, a criação de parques de energia eólica e solar com forma de complemento e o financiamento por parte de cada pais. Quando começou a discussão sobre financiamentos fiquei contente ao ver que ninguém quis ou se propôs a DAR dinheiro o que é outro erro comum nas primeiras simulações e principalmente quando se fala em apoio ou financiamento, entenderam bem as suas políticas externas(polex).Sendo que durante o andamento dos debates alguns países se mostravam irredutíveis, como as delegadas do Reino Unido .Com relação a isso, estão de parabéns, seguiram muito bem as políticas externas de seus países, acredito terem havido pequenos problemas de entendimento em alguns momentos mas estes pelo empenho dos mesmos foi superado e acresceu muito ao nosso debate.

Peço desculpas aos senhores por tê-los prendido minutos a mais que em outros comitês, mas acreditamos que era necessário esse tempo; acredito que vocês se sentiram um pouco oprimidos ou ate acuados pela mesa em alguns momentos, mas esse é o papel dela, nós ainda, em suma, 'pegamos leve" pois não tinham nenhum contato com um projeto desse tipo e precisamos para melhor desenvoltura dos senhores sermos mais incisivos. Gostaria de esclarecer-lhes que a mesa normalmente não interrompe as sessões para ajudar os delegados com relação aos seus discursos, sempre a um grupo de staff's que sanam duvidas mas nada mais que isso. Devem ter se dado conta que como mesa devemos assumir uma postura mais seria e tomar atitudes arbitrárias como corrigir delegados, eu não gosto de fazer isso, mas faz parte, espero que ninguém tenha se sentido lesado com os puxões de orelha da mesa.

Fico feliz ao poder citar a excelência que nosso comitê alcançou, fazendo frente a outros comitês. Espero que tenham gostado muito de tudo, e que tenham entendido muito mais sobre o que ocorre em órgãos internacionais.

Também me desculpo se em algum momento ignorei os senhores ou coisas do tipo, como mesa, temos muito a ver e só um par de olhos. Espero que durante os debates não moderados, tenham se sentido mais próximos de nos, estávamos lá por vocês e pelo projeto que é pra vocês então reduntantemente estávamos lá duas vezes por vocês.

Quando o Prof. Charles junto com o Prof.Luiz instituíram a crise senti dó dos delegados do Brasil, EUA e China, em suas faces ficou estampado o desespero. Eu estava com vontade de rir sobre o ocorrido e ajudá-los ao mesmo tempo. Como NUNCA tinha sido mesa ou melhor diretora, foi muito difícil pra mim não intervir mais no comitê, se dependesse de mim, eu teria cochichado tudo nos ouvidos de cada um. Não sou tão experiente como os outros diretores que escrevem pro blog, que participam deste projeto desde a nona. O primeiro contato que tive com as simulações foi no falecido MundoLato, simulação realizada pela escola para o ensino médio. Em meu comitê diferente do de vocês, haviam alunos que ja haviam simulado antes, então eles já sabiam como lhe dar com as regras e com os debates. Muito parecido com o acontecido com outros diretores, minha participação passou batida, mas a partir disso me dei conta do futuro promissor o qual me envolve nessa área. E ano passado junto com os que aqui também postam, embarcamos na jornada de ir simular no Rio de Janeiro, no reconhecido MIRIN .Lá, é muito comum, é até, rotineiro participar de simulações. Ao chegarmos na PUC-Rio um mundo de novidades de abriu para nos. Parecíamos crianças em uma bomboniere. Todos super empolgados ao mundo de experiências que seriamos apresentados. Durante os longos 5 dias de simulação, nossa postura com relação a muitas coisas mudaram. E acredito que após o LatoSim o dos senhores também tenha evoluído.

E em apoio a delegação do Paraguai e Congo que se sentiram deslocados muitas vezes no comitê, conto lhes minha triste e comovente historia sobre escolha de paises, em minha primeira simulação fui a India em um comitê sobre Favelização e Periferias, ou seja, não podia falar sobre muita coisa sem ser atacada e pra terminar meu trauma,minha delegação não entrava em consenso sobre o posicionamento dentro do comitê. No final do MundoLato me dei conta que eu tinha potencial para mais. E ano passado fui Camarões, pais que então eu nao sabia nem onde ficava dentro da África. Meu comite no Mirin era recomendatório, ou seja, gastariamos labia a-toa , pois no final os outros comites poderiam ou não fazer o que pedimos. Meu Comitê era o ECOSOC- sobre Pirataria na somalia, acreditem ao final do terceiro dia eu queria explodir aquele local. Contudo fui destaque do meu comitê e amei ter ido.

Então, aos delegados que não foram destaque ou que por algum motivo nao se sentiram comodos em debater durante as sessões,não se desesperem, o começo é muito difícil. Espero ter sid útil durante todo o debate e ter compartilhado uma pouco desse amor e carinho que temos pelas simulações.

Comentário inoportuno referente as menina, consegui ver como muitas de vocês ficaram “babando” pelo nosso staff José Pedro. E muitos não ficaram entimidados com o Fabio. Nenhum deles dois mordiam, eu acho.

Espero que os Senhores tenham amado e que se proponham a dar continuidade a este maravilhoso projeto que a escola desenvolve em conjunto com o corpo docente. Como sabem, ano que vem não estaremos na escola, mas de antemão me disponibilizo a ajuda-los quando o tema for simulações e discursos. Me sigam no twitter @danii_leeon, no face Daniela León :D e se quiserem podem me parar na hora da saida para conversar, eu normalmente levo outro ser nas costas rosa o qual genericamente chamam de mochila.

Boa Noite a Todos tentarei disponibilizar o Projeto de Resolução final dos senhores na segunda.

*----* Adorei ter sido a mesa diretora nesse comitê parabéns a todos vocês que lutaram com unhas e dentes para manter o bom andamento do comitê.


Nenhum comentário:

Postar um comentário