sábado, 21 de maio de 2011

Comitê 3: Noticia de Crise

Diante dos problemas já reconhecidos pelo governo chinês provocados pela construção da Usina Hidroelétrica de Três Gargantas, a Republica Popular da China afirmou lamentar o projeto brasileiro da Usina de Belo Monte e propôs sanções econômicas ao governo brasileiro, se houver insistência nesse projeto. Os EUA não apenas apoiou, mas já deixou de prontidão destacamentos militares para “proteger a região a devastação ambiental e, principalmente, humana” – como explicou Hillary Clinton.

O governo brasileiro lamenta o que chamou de “ manifestações extremas e desproporcionais, que em nada cooperam para o bom relacionamento das nações”, apoiando incodicionalmente pelos demais membros do BRICS. “ Tememos que a atitude dos EUA resulte numa política de intervenções e provoque um monopólio norte-americano dos recursos hídricos, já que há indícios dessa política direcionada ao congo.

A União Europeia pede moderação e calma, lembrando que a questão dos recursos hídricos atinge todas as nações do globo, e não pode ser resolvida de maneira unilateral e sem considerar os interesses da comunidade internacional.

Nesse quadro de repercussões, os países representados no debate sobre hidroelétricas ficaram sob a responsabilidade de equacionar a questão e evitar repercusoes criticas que possam ser tomadas. A comunidade internacional aguarda com ansiedade e expectativa os resultados das discussões nesse comitê.

Esta foi a crise vinculada pelo Excelentíssimo Prof. Charles nos ultimos instantes de nossa sessão de sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário