sábado, 21 de maio de 2011

Elogios, declarações de amor e expectativas - Comitê 1

Bom, gente. Vou explodir a formalidade agora, e vai ser uma explosão atômica :P
Queria MUITO ter tido essa conversa mais informal com vocês lá no comitê, depois da votação do projeto, mas tavam pra nos expulsar da sala pq tinham que organizar tudo pra olimpíada de física e tal (eca). Ainda fiquei com raiva quando saí do comitê e vi que tinham outros comitês ainda dentro das salas, quase que saio correndo e peço pra todo mundo voltar, asuhasuahushasas.
Mas pois é, gente, vou ter que falar tudo por aqui. Primeiro, eu queria elogiar o comitê no geral. Sendo beeeem sincero agora, eu fiquei meio preocupado no primeiro dia... Mas graças a vocês o segundo dia foi incrível e consequentemente o desempenho geral do comitê também. Vocês estão 100% de parabéns, mostraram a que vieram e falaram ''pega, otário'' por eu ter ficado preocupado no primeiro dia. Infelizmente, não deu pra votar o projeto de resolução da forma que realmente se deve votar (de novo por causa do tempo), mas... o que eu espero é que essa não seja a última simulação de vocês. Eu sei que pra alguns o LATOSIM é um saco. Muitos odeiam, acham inútil, blá, blá, blá, e eu respeito. Ok, respeito, mas acho um absurdo, vai entender isso :P aushahsuahusahs
A verdade é que eu sou completamente apaixonado por esse projeto (<3) Na nona série eu saí do meu comitê com meus olhos brilhando e pensando que eu queria muito fazer aquilo de novo. Na minha época (expressão de velho), nós tínhamos o MUNDOLATO, que era a simulação pro primeiro, segundo e terceiro ano, então eu sabia que eu ainda ia ter várias chances, tranquilo. Infelizmente o MUNDOLATO não aconteceu ano passado, e acredito que não vai acontecer esse ano de novo, isso é decisão da direção, então não sei dizer se algum dia ele vai voltar a acontecer ou não :l
Mas continuando, no meu primeiro ano, além do MUNDOLATO, me chamaram pra ser apoio no LATOSIM, e não tinha como eu ter ficado mais feliz :B Só pra avisar, na nona série eu não fui escolhido como destaque do meu comitê pela agência (até hoje acho um absurdo quem escolheram como destaques, mas deixa quieto, asuhaushauhsuahs), nem mesmo era chefe de delegação, ou tinha uma trajetória escolar que fizesse eu me destacar muito. Só digo isso pros senhores não se deixarem abater. Se os senhores gostaram do projeto e querem participar de novo, corram atrás, falem com os professores, ou comigo, se me virem na hora da entrada, se não virem podem mandar e-mail, falar no facebook, no twitter, no msn, o que for, o que eu mais quero é que vcs toquem esse projeto pra frente, já que ano que vem provavelmente eu não estarei mais lá pra acompanhar : (
Mais uma coisa, algumas pessoas falam muito bem, têm a facilidade de ir lá na frente e envolver todo mundo, demonstram muita segurança, etc e tal. Mas isso não é tudo, não é nem a parte mais importante... Acredito que o principal de um delegado, e ainda mais de um apoio ou mesa, é a dedicação e o interesse pelo projeto. E desde o ano passado, quando fui mesa pela primeira vez, eu venho tentando perceber quem seriam esses alunos que tem uma maior dedicação e interesse, pra ficar de olho neles (todos me achando um maníaco psicopata agora).
Talvez alguns tenham ficado com a impressão que não, mas eu prestei muita atenção nos discursos de vocês. Ficar na mesa é uma loucura (aí vcs pensam ''mas é só bater o martelinho o0'' e eu digo que não é meeesmo D: daqui a um tempo, alguns de vcs também vão ser mesa e vão concordar comigo :B), mas eu tive esse cuidado de prestar atenção no que os senhores falavam. Tenho em mente muitos nomes que acho que são bons candidatos pra ajudar nos próximos LATOSIM'S e ficaria muito feliz se essas pessoas demonstrassem interesse em participar de novo.
O que eu estou querendo dizer aqui é que essa simulação vai ser apenas a primeira de vários de vocês. Todo ano surgem vááários interessados em ajudar, mas infelizmente nem todos são escolhidos : x Mesmo assim ninguém deve desanimar.
Não sei se vcs perceberam que eu usava 3 broches no meu terno durante todas as sessões (as meninas devem ter percebido, e devem ter achado cafona e ridículo e mais um monte de coisa, asuhaushuahsuhas). Não era estética, aqueles broches têm um significado importante pra mim. Um era o símbolo do Lato Sensu, e pra mim representa os 4 latosim's e o mundolato dos quais eu participei, e que me proporcionaram lembranças que eu vou guardar pro resto da vida. E podem ter certeza que vocês e o nosso comitê (o comitê com o tema mais legal que eu já vi em todos os latosim's, falo mesmo, os invejosos que taquem pedras se quiserem :PPP) são parte grande dessas lembranças xD O segundo era o símbolo do Mirin, e agora vou abrir um grande parêntesis na explicação dos broches.
Simulações, ou modelos, que é o nome mais popular por aí, não são algo inventado pelo Lato Sensu, na verdade é invenção de Harvard, e surgiu na década de 20!!! Há diveeeersas simulações espalhadas pelo Brasil inteiro, se concentrando no eixo rio-são paulo. O Mirin é apenas uma dessas e ano passado eu e vários amigos decidimos tentar ir simular lá, falamos com a coordenação e tivemos todo o apoio possível.
E nós fomos xD Me perguntaram durante um debate não moderado se era verdade que eu havia ido pra uma simulação de 5 dias e tal. E sim, é verdade! O Mirin dura 5 dias, e nós ficávamos por volta de 12 horas todo dia na puc-rio (onde ocorre o evento). É claro, havia intervalos, almoço, e até algumas festas (muuuito boas por sinal :B). Mas o grosso era de simulações, cheguei até a comentar com um delegado que durante minha crise do Mirin fiquei umas 5 horas preso no comitê (sem poder sair nem entrar), só pra vocês terem uma noção :P Lá no Rio fomos muito bem recebidos, todo mundo achava muito legal nós sermos de Manaus e termos ido de tão longe pra ir lá simular. E foi interessante ver como o latosim é uma simulação muito bem organizada, que realmente está a altura das lá de fora. O único problema seria o tempo, que nos impede de discutir temas mais complexos e talvez mais interessantes, mas é fácil de entender porque não dá pra fazer um latosim de 5 dias...
Outra coisa que eu queria falar é que a delegação manauara tocou o terror lá, falo meeeesmo [2], asuhaushaushuha. Durante o jovem diplomata, um quiz pra qual cada comitê devia indicar 6 pessoas, praticamente todos da nossa delegação foram escolhidos, mostrando que passávamos uma boa impressão pros delegados de lá. Sem contar que eu e a minha dupla no comitê (uma tal de Isabelle, uma menina à toa aí que estava dirigindo o comitê 2) recebemos uma menção honrosa dos nossos diretores (3 delegações por comitê recebiam menções honrosas), dando ainda mais reconhecimento ao nosso trabalho.Toda essa ladainha é para passar uma lição aos senhores: Todos vocês têm potencial. NINGUÉM, seja do Rio, São Paulo, Harvard ou Marte é melhor que vocês, vocês só precisam estudar, se esforçar e podem ir tão longe nessa brincadeira (ou não tão brincadeira assim) quanto quiserem.
Voltando aos broches, o último era o símbolo da ONU, e é o único que representa algo que eu não alcancei. Há um modelo oficial promovido pelas Nações Unidas, e é considerado o mais longe que você pode chegar simulando. Eu não pretendo encerrar essa minha ''carreira'' por aqui (há simulações de ensino superior em várias cidades, incluindo a oficial da ONU) e quem sabe um dia eu chego lá :B Além do mais, há a carreira de diplomata por aí... Por enquanto não pretendo seguir esse caminho, mas quem sabe o que o futuro pode nos reservar? Aposto que se vocês se informarem sobre essa carreira, que é absolutamente fantástica, muitos ficarão tentados a seguí-la. E modelos são excelente ensaios pra isso, diplomatas já deram declarações afirmando que modelaram quando jovens e que tudo o que se passa dentro da cabeça (e dos nervos!) de um modeleiro não é tão diferente assim do que os diplomatas no Conselho de Segurança ou em qualquer outro órgão sentem. Nós esperamos que esse latosim tenha servido como uma porta para um mundo novo e no qual, por mim, todos mergulhariam de cabeça. Mas como sei que não é essa a vontade de todos, espero ansiosamente para conhecer melhor aqueles que querem se juntar a mim nesse mergulho, quem sabe a gente não tem a oportunidade de se encontrar de novo por aí? xD
Dito tudo isso, gostaria de lembrar que em breve vou organizar, passar a limpo e postar aqui no blog os projetos de resolução da crise e do comitê, pois talvez alguns dos senhores desejem ver e guardar esses documentos. Além disso, tenho mais uma coisa a dizer: na minha época (expressão de velho de novo), os diretores criavam uma comunidade no Orkut e alguns delegados iam lá, falavam sobre suas impressões, elogiavam, criticavam, etc e tal. Eu (como sempre fui meio problemático com isso...) passava horas lá, aperriando meus diretores e puxando assunto, asuhashaushuas. Mas hoje, pra quase todo mundo Orkut é um lixo, já não serve mais e tudo isso. Então, eu estou pensando em criar uma página do latosim no facebook na qual nós possamos nos conversar, manter contato e nos conhecer melhor, pois dois dias é muito pouco :l Há interesse dos senhores nessa página? Eu aguardo os contatos, é pra falar mesmo, hein? :P Podem procurar Lucas Arnaud no orkut (sou velho, ainda tenho...) ou no facebook, @lucas_arnaud no twitter e lucasarnaud_@hotmail.com no msn. Podem adicionar, seguir e todo o resto a vontade, nada de ter vergonha :P É sempre bom uma apresentaçãozinha antes, pois é muito difícil lembrar de todo mundo : x É só falar o país que eu provavelmente vou lembrar xD
Peço desculpas se fui muito pentelho (ainda to sendo na verdade) ou por qualquer outra atitude minha que não tenha agradado aos senhores. Esperem pelo post com os projetos de resolução. Tentarei postá-los aqui o mais breve possível. Para encerrar este post enorme, só tenho mais uma coisa a dizer: Algumas questão ou moção? Não havendo...

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O que é isso senhor diretor? Menosprezando a Olimpíada de Física? Tsc tsc tsc. Hahaha, enfim. Senhores delegados, mil parabéns por esses dois dias de simulação. Vocês foram excelentes e muito superiores às nossas expectativas. Adorei todo esse tempo que permanecemos juntos, e apesar de não ter falado taanto ou de ter tido taanto contato com os senhores como o Lucas teve, me esforcei para ajudar quem pude. Quando eu era da nona série, fui representante do Congo. Quando vi o meu país, fiquei desesperada! (Professor, como eu vou representar o CONGO?!) É senhores, todos os países têm os seus devidos valores, eu fui a delebarraqueira do meu comitê! hahaha acreditem. E hoje, eu, assim como Lucas (que foi Congo quando estávamos no 1º ano) amamos esse país. Aliás, o fundo de tela do meu celular é um gorila!! ushausa pros senhores verem como nós levamos isso tudo muito a sério. Foi uma experiência maravilhosa, muito obrigada pelo interesse de vocês. Estamos lá pelo Lato todos os dias e na hora da entrada de vocês, provavelmente iremos nos esbarrar. Até qualquer dia senhores!

    Laura Nascimento

    ResponderExcluir
  3. Eu levo a sério? Imagina, nem fui atrás de comprar uma bandeirinha de cada país que já representei... http://imageshack.us/photo/my-images/696/fotocriadaem20110521s23.jpg/ *o*

    ResponderExcluir
  4. P.S.: Não sei se os senhores perceberam,mas eu passei o dia de hoje inteiro com o broche da ONU do nosso estimado diretor e ele,tão ingênuo,nem percebeu. Espero poder conseguir fazer isso durante os cinco dias de MIRIN^^ * Torçam por mim,gente*

    ResponderExcluir
  5. Ei,me adicionem também ct-carolina@hotmail.com e se identifiquem,por favor ^^

    ResponderExcluir